quarta-feira, 11 de maio de 2011

Estudantes da UFMG ocupam a reitoria

Conforme informado em sala, ontem (09/05), por alguns integrantes do Grêmio aTuarte, aconteceu hoje, a partir das 11h, uma manifestação, organizada pelo DA da escola de Belas Artes, contra a portaria 034. Para quem ainda não sabe, a Portaria 034, que foi lançada pela reitoria no dia 20 de abril, proíbe a realização de eventos no Campus, bem como restringe a entrada na universidade após às 21 horas e a comercialização de bebidas alcoólicas.

Sabemos que alguma medida precisa ser tomada para garantir nossa segurança e sanar a violência que vem ocorrendo na UFMG, como os assaltos à mão armada,  a violência homofóbica, o furto de carros, mochilas, laptops e outros bens. Mas também acreditamos que as festas e o acesso livre das pessoas ao Campus não são os responsáveis por essa situação. Essa é a realidade de toda a sociedade e pensamos que não é se isolando da mesma e nos privando destes momentos de descontração e encontro que a UFMG vai resolver o problema. E é por isso que hoje, alguns alunos se reuniram, ocuparam a reitoria e se fizeram ouvidos com as seguintes reividicações:

- Imediata revogação da Portaria 034/2011;
- Por uma Universidade verdadeiramente pública: Não à restrição da entrada após as 21hrs;
- Ampliação da segurança no campus, com servidores concursados, capacitação, treinamento para que sejam seguranças da comunidade, e não meramente patrimoniais;
- Aumento da iluminação no período da noite em toda a UFMG;
- Retorno de todos ônibus internos ao itinerário que passa pela FaE no noturno;
- Criação de um espaço para festas no campus;
- Nova regulamentação das Festas;
- Por uma real campanha contra a homofobia, o machismo e o racismo na UFMG;
- Criação de uma comissão, paritária, para propor medidas contra a violência no campus;
- Realização de um seminário na UFMG sobre a violência no Campus;
- Contra o corte de verbas na UFMG! Que se garanta os investimentos necessários à segurança!

Nenhum comentário:

Postar um comentário